2013

Iniciada na década de 1990, sempre no início da Primavera (período onde as águas estão mais límpidas e, assim, facilitam as análises), a Expedição Científica “Amigos das Águas” deste ano, que parte de Três Marias até Pirapora (180 quilômetros), está agendada para os dias 20, 21 e 22 de setembro. Os preparativos já se iniciaram e esta edição contará, mais uma vez, com equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora. O biólogo da Autarquia, Patrick Claudio Nascimento Valim é o responsável pela coleta e análises das águas do rio São Francisco.

O organizador da Expedição, o ambientalista Roberto Mac Donald Morais, afirma que o evento conta com mais de 200 participantes, entre eles, professores, ambientalistas, técnicos, biólogos, geógrafos, turismólogos, etc. “Estamos nessa estrada, que é o próprio Velho Chico, há 24 anos. Tudo começou com a vontade de aumentar o respeito e cuidado pelo rio. A coisa foi se tornando mais que uma aventura. E hoje, além de divertida, a Expedição se tornou necessária para todos pensarmos e repensarmos ações inerentes de preservação ecológica. Nos últimos três anos, houve uma melhora significativa na qualidade de água e quantidade de peixes do São Francisco. Convidamos, mais uma vez, toda a comunidade para participar desse importante ato. Tenho certeza de que este ano será mais um grande sucesso, se Deus quiser”, disse. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (38) 8814.1353. Pelo site www.expedicaoamigosdasaguas.com.br.

Para o diretor geral do SAAE-Pirapora, engº Helder Freire Cardoso, a participação do órgão municipal de saneamento é o norte da Expedição Científica. Para ele, “os expedicionários estão com uma preocupação importante, que é cuidar do rio São Francisco, o nosso rio da Integração Nacional. Dessa maneira, os participantes despertam a consciência ecológica na população através de relatos surpreendentes após o passeio. Quanto ao SAAE, este ano será a nossa 10ª vez que estaremos presentes e atuantes. Todos os relatórios da qualidade de água e outros dados técnicos serão divulgados após término das coletas e, evidentemente, das próprias análises no site da Autarquia: www.saaepirapora.com.br e em todos os jornais da região”, garantiu.

O prefeito Léo Silveira elogiou a iniciativa do ambientalista Mac Donald e a atitude do SAAE em continuar apoiando a Expedição Científica. “Essa efetiva parceria qualifica o evento e o rio São Francisco agradece. Uma Expedição que existe há mais de duas décadas merece respeito, destaque e os nossos parabéns”, disse.

AMMESF  wamag superavenidaAMMESFxavier    riocopias  VISUALjpclogoburguerhousepousada-sam-marcologo-v1-tecnologia-site